FABLAB’s da ADRVT estão a produzir viseiras de proteção para profissionais da saúde

Há dois dias que as quatro impressoras 3D dos dois FabLab da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), instalados em Vila Flor e Alijó, estão em permanência a produzir viseiras de proteção para distribuir pelos profissionais de saúde, que estão na primeira linha de combate à pandemia de Coronavírus.

“As duas impressoras 3D estão a produzir 24 horas por dia, é um processo lento, até ao momento temos 30 viseiras mas vamos continuar a trabalhar sem parar”, explica Fernando Barros, presidente da Câmara de Vila Flor, que está a acompanhar presencialmente o processo de produção no seu concelho.

O autarca esclarece que estas viseiras são produzidas em plástico o que permite a constante desinfeção e reutilização.

“Temos para já de acautelar a segurança dos nossos profissionais de saúde, também dos Bombeiros, daqueles que estão em contacto direto com o vírus”, acrescenta.

Fernando Barros refere que este material será distribuído atendendo às necessidades mais urgentes, uma vez que a produção não é feita em série, como seria desejável, “é uma a uma, numa média de 20 por dia”, em cada um dos FabLab.

O objetivo é equipar quem está na linha da frente no combate ao Covid-19, como os Centros de Saúde, bombeiros, eventualmente IPSS ou a quem se encontre especialmente exposto.

“Todos somos poucos e o nosso FabLab, apesar de ainda não funcionar em pleno, está a revelar-se uma mais-valia nesta situação de instabilidade e risco para a saúde pública”, conclui.

Este material está a ser produzido para distribuição nos cinco concelhos que integram a ADRVT, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor e, eventualmente, outros municípios que o possam necessitar e requisitar.