Projeto de Valorização do Património Cultural do Vale do Tua

De acordo com o protocolo assinado em 2013 entre a Direção Regional de Cultura do Norte e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, a EDP está a financiar ações de reabilitação e valorização de património cultural localizado em Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor, no valor de 1,58 milhões de euros.

Os imóveis a intervir foram selecionados tendo como critérios-base o valor patrimonial e a necessidade de reabilitação: Capela da Senhora da Lapa em São Mamede de Ribatua e Santuário do Senhor de Perafita, no concelho de Alijó; a Capela da Misericórdia de Murça; o sítio arqueológico do Cabeço da Mina, no concelho de Vila Flor, a Igreja da Lavandeira, no concelho de Carrazeda de Ansiães; as igrejas de Avantos, Abambres e Guide em Mirandela.

A Direção Regional de Cultura do Norte é a entidade coordenadora, competindo-lhe a elaboração dos projetos de intervenção, o lançamento das empreitadas e respetivo acompanhamento das obras, sempre em estreita articulação com os Municípios.

Neste momento estão em curso as empreitadas de requalificação na Capela da Senhora da Lapa, em São Mamede de Ribatua (Alijó) e na Igreja de Guide (Mirandela).

A requalificação do Santuário do Senhor de Perafita (Alijó), encontra-se no seu estádio inicial e está prestes a iniciar-se a primeira fase da intervenção, que contempla o restauro de uma das maiores coleções de ex-votos existentes em Portugal, formada por 94 tábuas votivas de óleo sobre madeira e metal, datadas de 1758 a 1896. Para além da reabilitação física, prevê-se ainda a instalação de um centro interpretativo na Casa dos Milagres.