Centro de Acolhimento de Visitantes

O Aproveitamento Hidroelétrico Foz Tua (AHFT) é uma obra de grande dimensão e complexidade técnica e que fomenta um interesse generalizado por parte da população, em especial da região do Vale do Tua, assim como por parte de especialistas nas mais diversas vertentes.
No sentido de dar resposta ao crescente interesse, a EDP decidiu, em 2014, implementar um Centro de Acolhimento de Visitantes (CAV) em frente à Estação Ferroviária de Foz Tua, que se tem revelado um bom meio para potenciar a partilha de informação, acolhimento e sensibilização dos cidadãos que visitam o Vale do Tua e o AHFT.
O principal objetivo do CAV tem sido o de proporcionar visitas a Foz Tua e à obra em curso com a colaboração dos Municípios, Juntas de Freguesias e diversas instituições do Vale do Tua.
As visitas desenvolvem-se através de duas vertentes, numa mais espontânea, o CAV fornece informação aos visitantes, sobre locais privilegiados de observação, no exterior da obra. A outra vertente necessita de uma marcação antecipada e nestes casos, é realizada uma visita completa ao interior da obra com o acompanhamento de especialistas da EDP.
O CAV já recebeu cerca de 2.500 visitantes, sobretudo provenientes do Vale do Tua, nomeadamente população ribeirinha do Tua, população dos cinco municípios, representantes autárquicos, deputados, instituições cooperativas e sociais, IPSS, Corporações de Bombeiros, Escolas, Universidades e Politécnicos, entre outros.