Apoio ao empreendedorismo chega ao Tua

rémio EDP Empreendedor Sustentável já gerou 40 novos projetos empresariais nos concelhos do Baixo Sabor.

Contribuir para o desenvolvimento económico e social dos territórios abrangidos pelas novas barragens é o objetivo do Prémio EDP Empreendedor Sustentável. Já na 2ª edição na região do Sabor, beneficiou 170 potenciais empreendedores, dos 243 inscritos, contando já com o lançamento de mais de 40 novos projetos empresariais locais.

Este programa é agora alargado à região do Vale do TUA. O lançamento vai ocorrer dia 30 de março, às 11:00, no Centro de Apoio Rural de Carrazeda de Ansiães.

Trata-se de uma intervenção comum, global e integrada de promoção e apoio ao empreendedorismo local e simultaneamente um programa de preparação do/a empreendedor/a e do seu negócio conciliado com a atribuição de prémios e galardões de forma a reconhecer o trabalho e dar visibilidade ao papel do empreendedor no desenvolvimento local.

É implementada em parceria entre a EDP, os municípios e a EEIG GLOCAL/SPA Consultoria aproveitando a experiencia e melhores práticas desenvolvidas na região.

A 1ª edição do Prémio EDP Empreendedor Sustentável decorreu na região do SABOR (Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo) entre Abril de 2010 a Fevereiro de 2011, sendo que a 2º edição já está no terreno desde Setembro de 2011. A experiência deste programa demostrou o potencial empreendedor da região e as oportunidades que se podem gerar em redor de um investimento como a construção de uma barragem.

Dia 30 de Março, em Carrazeda de Ansiães, será lançado publicamente o Programa EDP Empreendedor Sustentável para o Vale do Tua (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor). Com o objetivo de potenciar e aproveitar as oportunidades de auto-emprego geradas pela construção da barragem de Foz Tua, faz parte de um conjunto de medidas compensatórias à população que serão geridas pela recém-criada Agencia de Desenvolvimento do Vale do Tua.

SABOR e TUA são territórios contíguos, com potencialidades, oportunidades e debilidades semelhantes. Por isso mesmo, a implementação conjunta nestes 10 municípios encerra impactes extremamente significativos na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Apresentamos alguns exemplos de negócios apoiados que refletem esta transversalidade no território.

Ponto Clínico – Serviços de Saúde

Loja da Torre – produtos regionais

Reino Maravilhoso – Sociedade de Promoção Turística do Nordeste

Monte Mel

APIDOLCE

Language Reach

(EDP, 30-03-2012)