Vale do Tua promove e premeia o Empreendedorismo

Incluído na 3º Edição do Programa de Empreendedorismo de Foz Tua, decorreu a 1ª Edição do TUAMP – Tua Mentoring Programa “Amplifica-te!”, uma iniciativa do Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua – PEVTUA, surpreendeu pela criatividade e inovação.

“Trabalhar no empreendedorismo não é fácil mas é, sem dúvida, o caminho certo”, foi com esta constatação que o presidente da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua (ADRVT), Fernando Barros, abriu a sessão de entrega de prémios da 1ª Edição do TUAMP – Tua Mentoring Programa “Amplifica-te!”. Chegaram à fase final sete projetos, apresentados por jovens (individualmente ou em equipas), que estão a criar postos de trabalho e riqueza no território.

Este programa consistiu no desenvolvimento de ações de fomento do empreendedorismo, apoiando cada um dos potenciais empreendedores a definir a ideia, o plano de negócios, a estratégia de afirmação no mercado, tendo em vista a criação do seu próprio negócio. Contou ainda com a atribuição de prémios monetários, dentro da mesma lógica de incentivo e de apoio. Os dois melhores projetos do programa receberam um prémio pecuniário no valor de 5.000€, e o melhor projeto por município (Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor), recebeu um prémio no valor de 2.000€.

Os dois vencedores de melhor projeto do programa foram:

Município de Carrazeda de Ansiães: Projeto Anciã

Município de Vila Flor: Projeto Ana Sofia Bijuteria

Os vencedores por município foram:

Município de Vila Flor: Projeto Super Hero Me de Samuel Sousa

Município de Alijó: Projeto Atelier de André Ferreira

Município de Murça: Projetos LazerStrike e CyLife de alunos da escola profissional de Murça

Município de Carrazeda de Ansiães: Projeto VisitNorth de Raquel Rodrigues

Esta iniciativa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento económico e social do território, promovendo a capacidade empreendedora local, contribuindo para a fixação de jovens na região.

“Permitam que vos diga que o designado Vale do Tua era uma região muito deprimida, estamos agora num processo inverso ao abandono e ao despovoamento, estamos a implementar um processo de desenvolvimento”, referiu Fernando Barros sublinhando que este programa é apenas um dos muitos exemplos do investimento que está em curso no Vale do Tua.

“E deixo-vos uma novidade, a primeira candidatura que o ADRVT fez aos Fundos Comunitários foi na área do empreendedorismo e já veio aprovada”, adiantou, referindo-se a uma candidatura ao Programa Norte 2020, que prevê um investimento superior a 600 mil euros, comparticipado em 85%, precisamente para fomentar a criação de emprego e de novas competências no território. “É o caminho mais difícil, mas a capacitação e a criação de emprego é o único caminho que pode dar resultado”, rematou.