Mirandela

Mirandela, cidade do distrito de Bragança, situa-se na Terra Quente transmonta, nas margens do rio Tua. Com uma área de cerca de 660 quilómetros quadrados, o concelho destaca-se pelo heterogéneo e valioso património arquitetónico e natural que possui.

Existem, em todo o concelho, vestígios de povoamento pré-histórico, exemplificado nos diversos monumentos megalíticos e castros, alguns reveladores da imensa atividade mineira de exploração de cobre, arsénio e ouro, praticada pelos povos da idade do bronze e perpetuada pelos romanos que deixaram também marcas da sua ocupação na região.

Em 1250, D. Afonso III concede carta de foral a Mirandela, tendo D. Dinis, em 1291, definido os primeiros limites geográficos do concelho em foral. Em 1884 Mirandela passa a ter as delimitações geográficas que vigoram atualmente e, cem anos depois, em 1984, Mirandela é elevada a cidade.

Para além da beleza natural, Mirandela assume-se como cidade jardim, em que o culto da flor está presente em todos os espaços. Situado na Terra Quente, agricolamente rica, o azeite é produto chave na economia do concelho, tendo os diversos produtores sido galardoados com os mais importantes prémios do setor, quer nacionais, quer internacionais. Mas a alheira tem também um papel preponderante no setor industrial da região, conhecida em todo o mundo e votada uma das Sete Maravilhas Gastronómicas de Portugal.

Banhada pelo Tua, Mirandela tem apostado no turismo, e muitos são os que rumam ao concelho transmontano atraídos pela beleza das suas paisagens e natureza, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

A par dos valores naturais, os valores patrimoniais e culturais de Mirandela revelam a sua riqueza arquitetónica, ilustrada em distintos monumentos como o Palácio dos Távoras, do século XVII, o Palácio dos Condes de Vinhais, a antiga muralha da qual resiste ainda a Porta de Santo António, a Ponte Velha e muitos outros sítios que tornam Mirandela única no panorama transmontano.

Website Câmara Municipal: www.cm-mirandela.pt

(Texto escrito de acordo com novo acordo ortográfico)