Adjudicação do Centro Interpretativo do Vale do Tua
A assinatura do contrato de adjudicação e do auto de consignação da obra de construção do Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT), acontece esta quarta-feira, pelas 10h30, na Câmara Municipal de Vila Flor.
Trata-se de uma medida de compensação da EDP para o território, decorrente da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.
Este equipamento, que representa um investimento total de cerca de 2 milhões de euros, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), vai nascer na Estação Ferroviária do Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães. O CIVT resulta da recuperação e revitalização dos dois armazéns ferroviários existentes naquela estação, os quais se encontram atualmente desativados.
Este projeto contou sempre com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte, quer do ponto de vista da conceção quer do ponto de vista arquitetónico.
O CIVT será o espaço de excelência para a preservação da memória do Vale do Tua, consagrando a Linha Ferroviária do Tua e promovendo a história deste território, a sua importância económica, social e cultural.