Avançam as obras que garantem a mobilidade, em segurança, na Linha do Tua

Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua já consignou os trabalhos no canal ferroviário do Tua, orçados em 5,6 milhões de euros.

A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT) assinou com a empresa Mota-Engil, Railway Engineering SA, o auto de consignação dos trabalhos que é necessário realizar no canal ferroviário do Tua, para que fiquem garantidas as condições de segurança necessárias para a implementação do plano de mobilidade. O prazo de execução, de acordo com o contrato agora celebrado, é de seis meses.

As obras que consistem na estabilização dos taludes em escavação e aterro em simultâneo com as intervenções de desmonte de pedras/blocos e reabilitação da via férrea têm um orçamento de 5 milhões de euros. A este valor acresce o montante de 0,6 milhões de euros referentes a um segundo contrato, já estabelecido com a empresa Efacec, referente à instalação de um sistema de deteção de queda de blocos ao longo da linha. Esta empreitada será consignada também nos próximos dias.

O valor global de investimento de 5,6 milhões de euros será assegurado pela ADRVT, Infraestruturas de Portugal (IP) e EDP.

Recordamos que o Plano de Mobilidade do Vale do Tua é a principal contrapartida territorial resultante da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua.

Este Plano, que inclui um sistema de mobilidade multimodal, com serviços de transporte quotidiano de passageiros e soluções de mobilidade turística, tem sido um processo moroso, complexo e delicado, a exigir muita discussão e concertação, por um lado por se tratar de uma resposta inédita em Portugal, a afetação de uma linha férrea a exploração privada, por outro, pela exigente intervenção na infraestrutura necessária para garantir todas as condições de segurança da linha.

O Sistema de Mobilidade do Tua tem como subconcessionário e operador, a empresa Mystic Tua, com quem a ADRVT estabeleceu contrato para o efeito em 8 de fevereiro deste ano. Do contrato estabelecido resulta que a ADRVT, enquanto concessionária do canal, assuma a responsabilidade pela execução das obras necessárias na infraestrutura para início de exploração, culminando agora na contratação do grupo Mota Engil e da Efacec para avançar com as intervenções.

Neste momento já decorre a montagem de estaleiros e o transporte para o local da intervenção de equipamentos e materiais necessários para a realização dos trabalhos.

 

Estas intervenções, resultam de vistorias e avaliações feitas à linha em 2017 e 2018, que obrigaram à realização de trabalhos de estabilização e reabilitação, nas condições estabelecidas no contrato de concessão assinado em Março de 2018 e Adenda ao mesmo já em Fevereiro de 2019, ambos firmados pela Infraestruturas de Portugal (IP) e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT).