Carrazeda de Ansiães situa-se entre os rios Douro e Tua, no extremo sul do distrito de Bragança. Com uma área aproximada de 282 quilómetros quadrados, é considerada terra “de contrastes bem marcados na paisagem, nas formas de viver; nas actividades humanas e no imaginário colectivo”.
O concelho, que nasceu Ansiães e que só no século XVIII passou para Carrazeda, foi povoado durante séculos, existindo, actualmente, vestígios das diversas ocupações, de que são exemplo antas, pinturas rupestres e fragas das ferraduras, ilustrativas da pré-história, do período Neolítico.
Tal como em todo o território nacional, também os romanos deixaram marcas da sua presença em Carrazeda de Ansiães, nomeadamente mosaicos, capitéis, bases, fustes, estuques com relevo, entre outras, com destaque para vestígios de troços de vias romanas.
No século XI, o rei leonês Fernando Magno outorgou a carta de foral à vila de Ansiães, fixando as suas fronteiras, sendo um foral anterior à nacionalidade, o primeiro a ser atribuído a terras que actualmente pertencem a Portugal.
D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Afonso II confirmaram Ansiães como vila, tendo o foral definitivo sido promulgado por D. Manuel I, em 1510.
Em 1734 o poder de Ansiães é transferido para Carrazeda, resultando Carrazeda de Ansiães, nomenclatura que preserva as raízes e história do concelho.
Carrazeda de Ansiães revela-se geograficamente como um território heterogéneo, assumindo as particularidades das encostas do Tua e do Douro e do planalto. Nos declives do Alto Douro predomina a vinha, da qual resulta a produção de vinho do Porto de excelência, existindo espaço para outras culturas, como amendoeira, oliveira, figueira, pessegueiro, trigo, pereiras, mel, entre outras.
Já o planalto de Carrazeda, ladeado de montanhas, apresenta culturas distintas, como centeio, batata, feijão, milho, maçã, sendo rico em pastagens, com gado bovino, suíno, caprino e ovino.
Caracterizado pela diversidade da paisagem, da qual resulta a diversidade agrícola, o concelho de Carrazeda de Ansiães, dos mais antigos historicamente, apresenta um vasto património natural e arquitectónico, emblemático da presença do homem ao longo de séculos.
Website Câmara Municipal: www.cm-carrazedadeansiaes.pt
(Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico)