Murça

O concelho de Murça localiza-se no centro oriental do distrito de Vila real, ocupando uma área de 171 quilómetros quadrados.

Apesar da origem de Murça se reportar ao período que antecedeu a nacionalidade, a autonomia municipalista é adquirida no século XIII, por D. Sancho II, que atribui foral em 1224. A carta de foral é revogada por D. Afonso III, em 1268, em 1304 Por D. Dinis e em 1512, por D. Manuel.

No século XX é criada a Comissão Administrativa Franquista, em 1908, que, sob orientação do Partido Regenerador Liberal, promove uma política local que conduz às primeiras eleições, que elegem o Padre João Ribalonga presidente, mantendo-se à frente do concelho até à implantação da República. Em 1911 foi eleita a primeira Comissão Municipal Republicana que passa a gerir os destinos do concelho de Murça.

O poder local acaba por sofrer alterações com o 25 de abril, sendo criada uma nova dinâmica de desenvolvimento autárquico e abertura democrática.

Atualmente com nove freguesias, o concelho de Murça abrange três áreas distintas da região transmontana, nomeadamente Terra Quente, Terra Fria e Zona Montanhosa, cada uma com as suas especificidades naturais, sociais e culturais, tornando o território heterogéneo.

A azeitona e a uva representam as mais importantes culturas da região, conhecida pela riqueza do seu azeite e excelência dos seus vinhos.

Website Câmara Municipal: www.cm-murca.pt

(Texto escrito de acordo com novo acordo ortográfico)