Desenvolvimento

A Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua materializa a comunhão de vontades dos cinco Municípios daquela região e o promotor da barragem de ter uma entidade dedicada ao diálogo e contacto com as comunidades e à promoção do crescimento económico e sustentabilidade do vale do Tua.

A Agência pretende colocar em prática respostas às expectativas das populações relativamente ao Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua. Para além das medidas de compensação ambiental previstas, há todo um conjunto de projetos de carácter socioeconómico que constituem propostas para a mobilidade na região, o acesso ao emprego, a capacitação para o empreendedorismo, a preparação dos jovens para o mercado de trabalho, o desenvolvimento do turismo natureza e turismo saúde, a valorização do património e dos produtos da região, as atividades recreativas da futura albufeira, etc.

Do ponto de vista financeiro, a Agência está dotada de recursos que lhe permitem usufruir de uma autonomia ao nível da gestão e do funcionamento. Assim, estabeleceu um Protocolo com a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana com vista ao estabelecimento das condições ao nível de espaço e recursos humanos de que necessita para o desenvolvimento da sua atividade.

Paralelamente, a Agência garantiu, através de um Protocolo assinado com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, que cerca de três quartos da dotação da EDP para o Fundo da Conservação da Natureza seja aplicado na região na criação de um Parque Natural de âmbito regional e na promoção do turismo sustentável.

(Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico)

Para visualizar este ficheiros faça Login

Estudo ISCTE (373 bytes, 4 hits)