A construção da barragem para o Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua (AHFT) teve um impacto direto sobre estas localidades. A região abrangida pelo AHFT é rica em recursos endógenos muitos dos quais subaproveitados, destacando-se a agricultura e o turismo.
Ao observar a região e os seus indicadores demográficos, turismo e empresas, torna-se evidente que é fundamental a adoção de medidas estratégicas que visem promover a fixação de população, nomeadamente população ativa, para promoção do crescimento económico da região, com e através da participação dos diversos atores locais pela criação de redes e sinergias que promovam a inovação e o empreendedorismo.
Neste sentido, a EDP desenvolveu em parceria com os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor e pela EEIG GLOCAL/SPA Consultoria em 2012 e pela UTAD em 2013, um plano de ação para a criação de auto-emprego. A primeira edição do Programa de Empreendedorismo no Vale do Tua foi lançada em 2012 e tinha como principais objetivos o aumento da capacidade empreendedora, o aproveitamento das oportunidades impulsionadas pela construção da nova barragem, potenciar os negócios existentes na região, aumentar a taxa de sobrevivência das empresas, fixar as populações e melhorar as suas condições de vida.
Em 2018, surge uma nova iniciativa, promovida pela ADRVT, o Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua – PEVTUA, que pela primeira vez lança um concurso de ideias de negócio, aberto a todos os empreendedores que tenham uma ideia de negócio que queiram ver realizada. Este programa envolveu as Autarquias, Instituto de Emprego, Associações Empresariais, Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação e Associações de Desenvolvimento Local.
O PEVTUA tinha como objetivo geral a promoção do empreendedorismo qualificado, visando o estímulo de competências empreendedoras e inovação da comunidade local do Vale do Tua, destinando-se a empreendedores de qualquer faixa etária e formação académica, que estejam à procura de informação e apoio especializado na idealização, planeamento e concretização do seu projeto de negócio.
O Programa de Empreendedorismo do Vale do Tua (PEVTUA), de cinco edições, foi uma operação aprovada no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SAAC), enquadrado no Aviso de Abertura de Concurso NORTE-51-2016-06 do Programa Operacional Regional do Norte 2014 – 2020 (NORTE 2020), especificamente na tipologia “Promoção do espírito empresarial”.
Desde 2020, esta questão do empreendedorismo tem vindo a ser trabalhada pelo PNRVT, através da Tua Incubadora. Em 2020 o PNRVT lançou uma incubadora de empresas e de ideias de negócio, adotando um conceito fortemente inovador, diferenciado e único, alinhado com a identidade do Parque e os princípios da sustentabilidade.. Até ao momento, estiveram envolvidas cerca de 80 ideias de negócio. Para saber mais: https://parque.valetua.pt/tua-incubadora/